As principais aplicações do M2M entre grandes empresas

uniir2

Neste artigo você vai saber:

  • O que é M2M
  • Os principais usos da tecnologia M2M
  • Os principais usos

Dentro das estratégias de transformação digital, a utilização do M2M é cada vez mais utilizada para modernizar e gerenciar processos, justamente por sua capacidade de recolher e analisar dados importantes sobre processos internos das empresas, isso tudo de maneira remota e sem necessidade de intervenção humana. Então fica com a gente para saber mais sobre essa tecnologia e seus principais usos nas empresas. No final do texto ainda daremos uma dica sobre telefonia empresarial e chips M2M.

O que é M2M?

O M2M, sigla para Machine to Machine, consiste na criação e utilização de uma rede de comunicação entre máquinas. Parece um pouco com a ideia da Internet das Coisas, mas, mesmo que compartilhem similaridades entre si, elas não representam a mesma coisa.

A conexão entre as máquinas ocorre pelo uso de uma rede privativa, a qual permite que a máquina que recolhe as informações realize uma série de funções. Além de receber, organizar e analisar dados, também é possível efetuar ações de controle remoto.

Todo esse fluxo de informações ocorre sem a necessidade de intervenção humana. São as próprias máquinas que executam essas funções com base nas informações compartilhadas entre elas.

Os principais usos das tecnologias M2M nas empresas

As tecnologias M2M já são utilizadas por empresas dos mais diversos setores, tendo em vista que as soluções oferecidas pela tecnologia M2M são vantajosas para vários negócios e, a cada dia, mais setores passam a utilizar o M2M. Porém, iremos focar nos principais usos, os quais você verá a seguir.

Controle remoto

Tendo em vista as possibilidades de monitoramento dos dados dos dispositivos e máquinas de maneira remota, o controle remoto seria o uso básico da tecnologia M2M. Esse é o uso que mais comumente associamos ao Machine to Machine.

Através da tecnologia M2M é possível informar precocemente à central de monitoramento indicadores de problemas nos processos da empresa. Dados como o estado de um dispositivo e a produtividade do mesmo ficam disponíveis em tempo real e são bastante úteis à empresa.

O M2M também é capaz de notificar falhas e o mau funcionamento dos dispositivos, além de permitir a configuração remota. Todas essas informações geram a otimização dos processos dentro da empresa, o que inclusive reduz custos.

Vendas

As tecnologias M2M também podem ser implementadas nas vendas, principalmente as que ocorrem de maneira remota ou por meio de equipamentos automatizados. Um exemplo de uso do M2M para vendas são as máquinas de venda automática.

O M2M nessas máquinas permite que a central de monitoramento tenha acesso aos dados delas de maneira remota. Então é possível monitorar a função das máquinas e o estoque das mesmas, algo muito importante para as máquinas de venda de comidas ou bebidas.

A possibilidade de notificação imediata de falhas é essencial para agilizar processos e manter as máquinas em pleno funcionamento. Além disso, por meio do M2M também são transmitidas informações precisas sobre as vendas.

Com esse aparato de dados produzidos e compartilhados pelas tecnologias M2M, é possível, no exemplo das máquinas, prevenir fraudes ou usos indevidos. A capacidade de configurar as máquinas de maneira remota também permite a possibilidade de aumento da disponibilidade desses equipamentos em regiões mais afastadas.

Rastreamento

O rastreamento é uma das possibilidades oferecidas pela tecnologia M2M e que já é amplamente utilizada por empresas que necessitam ter dados precisos sobre a localização de seus produtos. Um dos exemplos mais evidentes desse tipo de uso são as transportadoras.

Por meio do M2M é possível analisar a localização e o deslocamento dos veículos de uma empresa, pois a posição no GPS do veículo pode ser compartilhada com a central de monitoramento, o que é crucial para o gerenciamento de frotas.

Esse monitoramento de frotas também pode ser compartilhado com outros indivíduos, além da equipe da central de monitoramento. Um exemplo são os apps de horários do transporte público que mostram onde o ônibus está em tempo real.

Esse rastreamento é uma proteção importante contra roubos, já que é possível saber o deslocamento do veículo e perceber desvios da rota original. Com base nas informações também é possível fazer otimização de rota e, com isso, aumentar o volume de negócios e lucros.

Além das funcionalidades do M2M em transportadoras, pode-se pensar em outros negócios e empresas que precisam de soluções de rastreamento. Um exemplo é que um celular corporativo pode ser rastreado, assim como outros bens importantes para a empresa.

Monitoramento de condições

O monitoramento das condições de um ambiente pode ser muito importante para certos negócios e o M2M pode ser empregado para essa finalidade, já que a tecnologia permite monitorar a temperatura, a umidade e outros fatores do ambiente, além de permitir controlar remotamente essas condições.

Um dos ramos mais beneficiados com isso são empresas que precisam que seus produtos sejam mantidos em temperaturas e condições ambientais específicas, como, por exemplo, o armazenamento de medicamentos.

No entanto, outros setores também têm ampliado o uso do M2M nessa modalidade. Um exemplo é a pecuária, na qual alguns criadores já se beneficiam do M2M. Com ele é possível controlar as condições ambientais de galpões de criação de galinhas, o que permite um maior bem-estar para os animais e pode evitar surtos de doenças ou mortes por condições ambientais desfavoráveis.

Abastecimento, distribuição e consumo

A otimização de processos e o monitoramento remoto possibilitado pelo M2M pode ser aproveitado por empresas cujo uma de suas funções seja abastecimento ou distribuição. Um exemplo são as empresas de distribuição de água e energia ou tratamento de esgoto.

Por meio da tecnologia M2M a empresa é capaz de monitorar o uso e distribuição de seu serviço, o que permite eficiência operacional e métricas mais inteligentes para medir o consumo.

Também é possível realizar uma leitura mais precisa dos dados de consumo, de modo a garantir uma cobrança mais transparente para os consumidores. Além de reconhecer e identificar medidores defeituosos através do monitoramento remoto.

Dentro desse setor, ter acesso a essas informações é crucial para a boa entrega dos serviços e satisfação dos clientes. Além de se evitar fraudes e desvios na rede de abastecimento e distribuição.

E existe muito mais

Além de todos os usos citados anteriormente, existem muitos outros. A tecnologia M2M possibilita inúmeras melhorias na gestão e no monitoramento de processos internos de um negócio, o que pode ser empregado por diversos setores econômicos.

Conheça a Uniir e as soluções em telefonia empresarial

Ficou interessado em implementar o M2M no seu negócio? A Uniir oferece o chip M2M, essencial para a utilização da tecnologia e para aproveitar todas as vantagens do uso da mesma. Ainda é possível administrar o chip por uma plataforma própria, o que assegura a segurança de seus dispositivos.

A Uniir é uma empresa especializada em outsourcing de telecom, também conhecida como terceirização de telefonia móvel.

Focada em telefonia empresarial, ela oferece soluções como aluguel de celular, tablete e chip M2M.

Conte com a Uniir para sua empresa ir mais longe. Solicite um orçamento, ao clicar aqui, e comece agora a desfrutar do chip M2M.

Solicite um orçamento para aluguel de celular