O que é M2M e para que serve?

O que é M2M e para que serve

A implementação de novas tecnologias faz parte do cotidiano empresarial por meio de várias ferramentas, como o monitoramento remoto, integração de máquinas. Muitas pessoas têm dúvidas quanto às inovações, e uma delas é saber o que é chip M2M.

 

A tecnologia nos últimos anos nos permitiu aliar economia e eficiência na gestão de negócios com alta qualidade e agilidade.

 

Isso porque, por meio da evolução de aparelhos e dispositivos móveis conectados à rede mundial, a transmissão e armazenamento de informações e dados se tornou mais fácil e mais rápida.

 

Entretanto, muitas vezes encontramos dificuldade na comunicação que podem ser causados por diversos fatores externos.

 

Contudo, a comunicação pode utilizar tecnologias avançadas e inovadoras que facilita esse processo, como no caso da comunicação Machine to Machine – isso significa máquina para máquina – também conhecido como M2M.

 

Com a tecnologia M2M, é possível que máquinas criem um padrão e comuniquem-se entre si, permitindo a transmissão de dados capazes de executar instruções complexas de forma automatizada e sem a intervenção humana.

 

Isso significa que os dados coletados remotamente em uma máquina podem ser acessados em outra máquina que esteja conectado a uma rede, mas roteada via servidor de internet.

 

Além disso, o M2M também é responsável pela otimização e automatização dos processos que incluam coleta e tratamento dos dados obtidos onde serão analisados e utilizados pela empresa, para uma tomada de decisão futura.

 

M2M também está relacionado com outra tendência tecnológica: a Internet das Coisas – conhecida com IoT – mas, é um é um subconjunto desse campo com conceitos diferentes pois A Internet das Coisas precisa de M2M, mas o M2M não precisa de IoT.

 

Basicamente, é um conceito mais amplo e a função da IoT de conectar dispositivos entre si junto a internet para o armazenamento de dados, monitoramento ou controle do ambiente, apoiar a tomada de decisão, entre outras.

 

A tecnologia M2M por outro lado, tem uma ação mais pontual e definitiva, muitas vezes com máquinas se comunicando por meio de protocolos próprios de interação.

 

A tecnologia age diretamente com o ponto onde as máquinas usam a rede para a comunicação e através disso, é realizado o monitoramento e o controle de dados sem interação humana.

 

Onde a tecnologia M2M vem sendo utilizada?

A tecnologia pode ser utilizada em muitos locais e se estende ao controle de estoques em armazéns, em que uma máquina de vendas pode fazer uma leitura detalhada do estoque onde o distribuidor tem um controle maior de quando os produtos acabam.

 

É possível utilizar também em cidades inteligentes onde pode contribuir para a melhoria da infraestrutura das cidades, tornando-as melhores para se viver.

 

Pode ser aplicado em semáforos com maior controle do trânsito, iluminação onde se adapta o volume de pessoas passando, dentre outras possibilidades.

 

Na área de segurança é possível garantir a redundância da comunicação para a transmissão das imagens e vídeos para a central de segurança.

 

Neste sentido, a rede GPRS é utilizada por meio do chip de telemetria instalado nas câmeras e demais dispositivos e com isso, mesmo que haja interrupções na comunicação através dos cabos, a comunicação M2M continua por meio da internet móvel e não é interrompida.

 

Dentro do campo da medicina, também é possível utilizar o M2M promovendo a conexão entre os aparelhos médicos e hospitalares integrando sistemas para disponibilizar dados para os médicos em tempo real, incluindo, o monitoramento à distância de pacientes.

 

No agronegócio, a tecnologia oferece as empresas de agricultura maior precisão, por exemplo com o gerenciamento remoto e controle das principais atividades dentro das fazendas e modelos agrícolas.

 

No meio do comércio em geral, restaurantes e bares, instituições privadas aeroportos, também utilizam desta tecnologia.

 

Os terminais P.O.S são dispositivos permitindo transações através dos cartões de crédito e débito.

 

Nas máquinas de pagamento, geralmente há um chip M2M para garantir a comunicação para as transações financeiras, caso o Wi-Fi do local falhe, e também para possibilitar o pagamento via delivery.

 

Benefícios do M2M

Um dos maiores benefícios da tecnologia M2M é melhorar a percepção sobre a empresa e ter reações imediatas aos eventos e imprevistos em tempo real.

 

A tecnologia traz uma eficiência superior, maior e mais fluida a produtividade entre funcionários, maior comprometimento e colaboração e uma mobilidade facilitada para todos os colaboradores.

 

O custo-benefício do M2M é muito grande, tanto pela praticidade que traz quanto pela versatilidade que produz.

 

O M2M pode ser utilizado por empresas de setores variados de inúmeras formas, como por exemplo:

  • O controle remoto de equipamentos, sistemas, e outros dispositivos;
  • Aumentar a produtividade do negócio;
  • Gerir as informações e dados sobre os setores para tomar as melhores decisões;
  • Prevenir problemas futuros em seus dispositivos como uma forma de otimização do tempo;
  • Reduzir riscos;
  • Realizar a gestão do trabalho;
  • Ter mais qualidade, produtividade e automação dentro da empresa.

O chip M2M

O chip M2M está no dia a dia  nos rastreadores das empresas logísticas, garantindo o controle e a segurança de seus bens.

 

Alguns sistemas podem integrar tecnologias telefônicas, como o caso do chip M2M, que se utiliza de diversos tipos de dados, como:

  • SMS e VPN IPSEC +;
  • Autenticação da infraestrutura do cliente;
  • Coberturas 2G, 3G e 4G;
  • CSD;
  • APN única/APN de roteamento/VPN IPSEC/APN privada.

O M2M funciona em junto com outras tecnologias como sensores, RFID (identificação de radiofrequência), Wi-Fi, ligação através da comunicação de celulares e computação autônoma – software com inteligência capaz de ajudar o aparelho, interpretar dados e tomar decisões.

 

A Uniir fornece Chip M2M para o seu negócio, te ajudando a ganhar mais eficiência e inteligência.

 

Inclusive, possuímos uma administração de chip M2M através de uma plataforma exclusiva desenvolvida para assegurar a proteção de seus dispositivos, além de permitir todo o controle de sua clientela.

 

Tenha total controle dos dispositivos do seu negócio e acompanhe simultaneamente as ações realizadas mesmo à distância. Conte com a Uniir para fazer a sua empresa ir mais longe. Solicite um orçamento clicando aqui e comece agora a desfrutar o chip M2M.

Solicite um orçamento para aluguel de celular