Tecnologia 5G: tudo o que você precisa saber

Tecnologia 5G

A tecnologia 5G chegará no Brasil com uma promessa: a revolução da internet mais veloz.

 

Estima-se que chega a ser até 20 vezes mais rápido que a internet que conhecemos atualmente, o 4G.

 

A tecnologia é extremamente inovadora e ágil, fazendo muitos acreditarem que provavelmente irá substituir a internet WI-FI nas residências.

 

É provável que você já saiba que o nome 5G uma abreviação para “Quinta Geração da tecnologia em redes móveis”.

 

O 1G, chegou na década de 1980, época dos celulares mais antigos e pesados onde só era capaz de realizar chamadas por voz.

 

Logo depois, 2G permitiu que fossem trocadas mensagens de texto.

 

O 3G possibilitou o envio e recebimento de imagens e vídeos, e o 4G que já conhecemos, tornou tudo isso muito mais rápido.

 

Com a chegada do 5G, a velocidade prometida de transferência de dados poderá ser até 100 vezes maior.

 

Em teoria, significa basicamente que taxa de transferência pode ser de até 10GB por segundo.

 

Com isso, o setor de telecomunicação está se preparando para a chegada da nova tecnologia sem fio.

 

A nova tecnologia diferenciais com as seguintes características:

  • Velocidade mais rápida de conexão à internet no celular.
  • Diminuição do tempo de downloads e uploads.
  • Conexões mais estáveis.
  • Ampla cobertura.

 

Apesar da tecnologia 5G ter um comprimento de ondas menor, ainda será muito mais vantajoso do que as indústrias atuais oferecem.

 

Quais são outras vantagens do 5G?

Além da promessa da velocidade mais rápida, o 5G tem algumas outras vantagens que farão toda a diferença no dia a dia. Conheça algumas vantagens abaixo:

 

Comunicação entre veículos

No futuro, o veículo poderá se comunicar com outros veículos na estrada, fornecendo informações a outros carros sobre as condições da estrada.

 

O veículo também oferecerá informações valiosas de desempenho para motoristas e montadoras.

 

Isso significa que ao um carro se comunicar com outro, haverá a possibilidade de evitar colisões e poderá salvar milhares de vidas.

 

Questões de segurança pública e infraestrutura

O 5G permitirá que as cidades funcionem com mais eficiência em caso de desastres, porque as empresas de serviços públicos poderão rastrear com mais facilidade o uso remotamente.

 

Os sensores poderão notificar os departamentos de obras públicas quando ocorrer inundações ou as luzes das ruas se apagarem, e os municípios poderão instalar câmeras de vigilância de maneira rápida e eficiente.

 

Controle remoto

O controle remoto de máquinas pesadas se tornará realidade com a tecnologia 5G.

 

O objetivo principal será reduzir o risco em ambientes perigosos, entretanto, também autorizará que os técnicos com habilidades especializadas controlem máquinas de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

 

Internet IoT

A internet das coisas, também conhecido como IoT é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicam entre si e com o usuário.

 

A IoT opera através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados.

 

Com a tecnologia 5G, será exigido menos recursos, pois um grande número deles poderá se conectar a uma única estação base, tornando-os muito mais eficientes.

 

Embora o setor de telecomunicações seja altamente condensado, podemos esperar uma consolidação junto aos fabricantes de tecnologia 5G e algumas empresas de equipamentos de telecomunicações.

 

O que é tecnologia 5G DSS?

O Dynamic Spectrum Sharing (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, da sigla em inglês) serve como um ponto de transição entre o muito bem estabelecido 4G e o moderno e vigoroso 5G, tornando o compartilhamento de dados até 12 vezes mais rápida que o atual.

 

Apesar do que muitos pensam, o 5G DSS não é um 4G com outro nome.

 

Ele é sim o prometido 5G, porém, infelizmente não pode entregar todo o potencial de uma rede 5G e por isso surgiu a expressão popular “5G de verdade”.

 

Isso porque o 5G DSS entrega de fato outra tecnologia, com padrão 5G NR (New Radio) em formato NSA (non-standalone, release 15).

 

Apesar disso, isso não significa que o 5G DSS não é “5G de verdade”, muito pelo contrário, o fato de ser a tecnologia 5G NR o torna sim 5G. O 5G DSS é muito mais rápido de se instalar, e muito mais barato e podem ser maiores que no 4G, dependendo da capacidade compartilhada.

 

Infelizmente as altas taxas na casa dos gigabits por segundo transferência ficam restritos ao “5G de verdade”.

 

Celulares compatíveis com a tecnologia 5G no Brasil:

Alguns dos maiores fabricantes de celulares no mundo já estão lançando no mercado aparelhos que sejam capazes de receber a nova tecnologia 5G. Confira abaixo quais aparelhos já estão disponíveis no país:

 

  • Motorola Edge e Edge+ – A Motorola foi a primeira fabricante a colocar disponível no país dois telefones compatíveis com a frequência 5G.
  • Moto G 5G e Moto G 5G Plus – Também da Motorola, são os primeiros celulares da linha Moto G compatíveis com a rede móvel 5G.
  • Galaxy Note20 e Galaxy Note20 Ultra – Da empresa Samsung, foram os primeiros smartphones da Samsung compatíveis com a rede 5G lançados mercado brasileiro.
  • Galaxy Z Fold2 – O smartphone dobrável da Samsung na versão 5G.
  • Mi 10T e Mi 10T Pro – A empresa chinesa Xiomi trouxe ao país dois smartphones compatíveis com a tecnologia 5G.
  • iPhone 12 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max – Os aparelhos da Apple foram lançados em setembro de 2020 apresentando o diferencial da tecnologia 5G.
  • ROG Phone 3 – Terceira geração do smartphone gamer da marca Asus e o principal diferencial é a conexão 5G.
  • Samsung S10 5G – uma versão especial do smartphone S10, lançada exclusivamente para a implementação do 5G.

 

Com a nova tecnologia 5G, a rede 4G ainda funcionará?

O 4G anda continuará a funcionar no Brasil, pois poderá demorar um pouco para que todas as regiões do país tenham a cobertura 5G.

 

Ao longo dos anos, sempre que uma rede entrava em vigor a outra não era retirada do meio.

 

Com isso, ao viajar pelo país você pode perceber a alteração do sinal onde o 4G não tem tanta força, automaticamente seu celular capta a frequência do 3G.

 

Portanto, você pode continuar aproveitando o 4G sem preocupação para navegar.

 

O leilão de frequências da Anatel está previsto para acontecer no primeiro trimestre de 2021, entretanto, ainda não foram revelados detalhes como metas de cobertura ou cronograma de municípios corretos.

 

A Uniir oferece Aluguel de smartphone que possuem a tecnologia 5G. Para saber mais, basta acessar aqui e solicitar um orçamento!

Solicite um orçamento para aluguel de celular